sábado, 18 de setembro de 2021

PIO IX - SEMANA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA






SETEMBRO VERDE



    Que o mês oficial de Lutas a favor das Pessoas com Deficiência é Setembro?  Celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

    A cor verde simboliza o florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que serão realizadas neste período.

    A pessoa com deficiência sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão. Seja por preconceito, discriminação, a verdade é que a pessoa com deficiência é tratada por muitos como alguém inferior. É inegável o avanço que tivemos com a aprovação da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 

    No Brasil, em 2015, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.146, que institui a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Mas, ainda que tenhamos avançado, tal avanço não tem se refletido como deveria em relação à inclusão social da pessoa com deficiência.

    A maioria ainda enfrenta imensa dificuldade no acesso a direitos básicos, como saúde, educação, habitação e trabalho. E a percepção social ainda é pautada em critérios médicos, vê-se a deficiência como uma doença e uma responsabilidade da pessoa e da família em prover os meios necessários para que possa exercer direitos constitucionalmente garantidos a todos os cidadãos. 

    Na realidade, deficiente é aquele que não consegue ter empatia pelo outro, a maior deficiência não está no corpo do deficiente físico, mas, na alma do preconceituoso.



    Neste mês oficial da luta pela inclusão social das pessoas com deficiência, o Blog Marias e Miltons destaca a deficiência visualcom o intuito de quebrar preconceitos e levantar discussões sobre as dificuldades em relação a acessibilidade. É fundamental que todos percebam que os deficientes visuais podem realizar praticamente todas as atividades que uma pessoa sem esse problema realiza. Estudar e trabalhar, por exemplo, não são empecilhos para uma pessoa cega, que, inclusive, deve ser encorajada e estimulada a realizar essas atividades. 
    Muitos são os invisuais sujeitos de seu próprio destino, que protagonizam  uma história de persistência, mas exitosa, fazendo das limitações e dificuldades, o aprendizado necessário para a realização dos seus objetivos.

    Em Pio IX temos muitas pessoas com deficiências, algumas já nasceram com elas, outras adquiriram por consequências diversas. São pessoas como nós, com sentimentos, emoções e que precisam de respeito e cuidados. 
    O êxito chega para aqueles que se atrevem,  o que determina o sucesso é a força de vontade.  Confira agora a história de resiliência de José de Alencar Bezerra (In memoriam), um piononense que nasceu em 1916 e que desde cedo teve que lutar para contornar as limitações impostas pela cegueira.


 


    A Rede Municipal de Educação de Pio IX, conta com uma coordenação de AEE (atendimento educacional especializado), a partir da qual é ofertado um atendimento sensível e específico a cada aluno  com alguma deficiência, promovendo a aprendizagem e inclusão social dos mesmos. Juliana Coelho Ferreira Lima, a coordenadora de AEE apresenta na língua de sinais, a canção "Você vai gostar de mim" da XUXA:

Confiram!





O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar as diferenças. 

Inclusão, educação, justiça.
Diversidade, diferenças, respeito.
Convivência, tolerância, paz.
Palavras soltas que conectadas e incorporadas 
à nossa vida resultam num mundo melhor.

Confira agora a brilhante participação de alguns dos alunos da Rede Municipal de Educação de Pio IX, nos mostrando que o "querer" é o ponto de partida para "aprender" e superar as limitações.





UM EXEMPLO DE CAMPANHA A FAVOR DA CEGUEIRA

    O cantor e compositor Carlinhos Brown participou da campanha “Imaginasom”, do Instituto de Cegos da Bahia (ICB). Na ação, ele realiza um dos sonhos da pequena Manuela Alves Dourado,  hoje com 13 anos, que nasceu sem enxergar. Ela conta o que gostaria de ver, caso fosse possível. 

"A primeira coisa era a lua, de noite, no céu. Eu prefiro enxergar a lua, pra ficar olhando a lua e as estrelas. O vento da noite é perfeito", diz ela, num dos vídeos da campanha. A partir daí, Brown tenta cumprir o desafio, através da música.

Confira  a seguir que momento lindo e emocionante!



Agora veja qual o produto final deste trabalho, baseado nas sensações da pequena Manuela. Confira o clipe abaixo!

Imaginasom
Carlinhos Brown compôs a música “Anoitecer” exclusivamente para a campanha “ImaginaSom”, em parceria com Flávio Morgade. “Eu sinto o mundo do meu ver”, diz um verso da música.


    O objetivo  da campanha é levar a capacidade de ver através da música para pessoas cegas ou com baixa visão. O Instituto de Cegos realiza um trabalho extraordinário que as pessoas  não conhecem, e o mundo precisa conhecer; daí veio a ideia da campanha.

    Manu relata que aprendeu no ICB a andar com a bengala, a escrever com lápis, comer sozinha, e a lavar as mãos antes das refeições. No ICB a menina recebe as provas da escola adaptadas para braile  e  sempre tira boas notas. “Alguns colegas meus não tiram notas boas porque conversam a aula toda. Aí ajudo eles com a matéria”, conta a menina. Revelou também que adora livros.

O ICB

    O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) atua desde 1933 em Salvador com serviços de diagnóstico, tratamento e inclusão social de deficientes visuais. Atualmente, cerca de 600 pacientes são atendidos e 8.000 procedimentos são realizados mensalmente no local em crianças, adolescentes, adultos e idosos. A quantidade de atendimentos não supre a demanda, sempre buscam doações por meio de campanhas para arrecadar fundos para manter e ampliar essa estrutura.






OS DESAFIOS COTIDIANOS 
DO DEFICIENTE VISUAL


    Os desafios cotidianos do deficiente visual não são fáceis. Embora existam várias iniciativas que tenham otimizado a integração de pessoas com a visão comprometida à rotina da sociedade, ainda há muito para ser feito de modo que possam dar continuidade aos seus afazeres diários sem dependerem dos outros. E é esta autonomia de ir e vir, com mobilidade bem sinalizada, usufruindo de informações adequadamente disponibilizadas em braille, entre outras coisas, é que permite ao deficiente visual se reinserir no cotidiano, no convívio social.

    
MAIOR DESAFIO É A MOBILIDADE

    O direito de acesso ao meio físico da cidade, sobretudo para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, está assegurado na Constituição Federal Brasileira, no entanto, o que se constata, é a existência de inúmeras barreiras físicas que impedem que essas pessoas usufruam desse direito fundamental.

    Nas novas pavimentações das ruas é exigido que se façam os acessos incluindo piso tátil, contudo, em algumas situações, postes e bueiros ficam no meio da passagem e o piso tátil não é colocado corretamente. Entre as situações que causam constrangimento podemos citar, por exemplo, portões que avançam sobre as calçadas, passeio público irregular com degraus, buracos ou barreiras; cavaletes de propaganda, piso tátil que leva para uma árvore, sinalização inadequada, ambulantes e mobilidade pública inadequada.

    E somente um exercício da empatia pode fazer com que uma pessoa com visão plena compreenda todos os desafios cotidianos do deficiente visual. Os obstáculos estão ao longo de todo o caminho.





As principais responsabilidades de um cão guia

    O cão guia é um animal adestrado especialmente para ajudar deficientes visuais em seu cotidiano com tarefas que demandam maior atenção e cuidado. É muito importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, principalmente a visual. Ao ajudar na locomoção e na realização de pequenas atividades, como preparar uma refeição e se locomover, o animal fornece não só segurança mas também independência para seus tutores.

O cão guia recebe treinamento para auxiliar as pessoas cegas a se locomover e realizar tarefas cotidianas. Portanto, suas principais responsabilidades são:

Guiar seu dono dentro de casa e em espaços públicos;
Ajudar seu dono a atravessar a rua;
Desviar de obstáculos, como buracos, pessoas, elevações no caminho;
Ir em qualquer direção ordenada;
Se manter sempre à esquerda e um pouco à frente do seu dono;
Ajudar o tutor a entrar no transporte público;
Aguardar em silêncio o acompanhante parado;
Não se distrair com outros animais ou com cheiro de comida;
Fazer com que o acompanhante fique próximo do botão do elevador; entre outros.

    O animal ainda é treinado para desobedecer ordens que tragam perigo para o seu dono e a si mesmo. Apesar de ter responsabilidades, o animal também precisa de momentos de lazer, bem como de carinho e atenção.





Direito da pessoa com deficiência, você conhece?

Conheça os direitos da pessoa com deficiência, para finalizar, confira a palestra com o advogado Wicara Lima e Silva de Picos/PI.


Boa Leitura!
Um forte abraço!
Equipe do Blog Marias e Miltons.







3 comentários:

  1. Muitas pessoas usam essas situação pra zoar mesmo se acha melhor? Todos somos humanos todas essas pessoas merecem respeito e direito Maíra Eduarda da Rocha libanio José de Carvalho 8°ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Maíra! Respeito é a palavra de ordem, a inclusão depende de todos, das atitudes de cada um.
      Obrigada pela participação!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir